Qual a quantidade de pessoas que acessam a internet ao redor do mundo?

No Comments

O Facebook faz um estudo todos os anos sobre quantas pessoas acessam a internet ao redor do mundo. O último resultado divulgado indica que 3,2 bilhões de pessoas estão conectadas à internet no mundo. Os dados foram coletados em dezembro de 2015 e fazem parte do relatório State of Connectivity 2015: A Report on Global Internet Access, disponível para download (em inglês). O levantamento é feito em parceria com a Internet.org, instituição mantida pelo próprio Facebook.

Os 3,2 bilhões de internautas correspondem a apenas 44% da população mundial, estimada em 7,3 bilhões. Em comparação com o mesmo estudo feito no final de 2014, houve crescimento de 200 milhões de pessoas. A média de crescimento tem sido de 200 a 300 milhões por ano na última década. Enquanto esta é uma notícia positiva em termos de crescimento, isso também significa que, globalmente, 4,1 bilhões de pessoas ainda não eram usuários de internet em 2015.

facebook-map

Principais obstáculos ao acesso à internet:

Disponibilidade: a proximidade da infraestrutura necessária para acesso. Atualmente, 78% da população mundial está coberta por redes mobile, o que significa que 1,6 bilhão de pessoas vivem em regiões sem sinal de celular. A cobertura em regiões remotas custa de duas a três vezes mais do que em centros urbanos e serve menos pessoas.

Acessibilidade: o custo do acesso em relação à renda. De cada dez pessoas, quatro dispõe de um plano de pelo menos 500MB por mês. Para usuários que não dispõem de telefones móveis, o custo para ficar online é três vezes maior do que para aqueles que dispõem.

Relevância: o motivo para acessar, como o idioma principal do conteúdo. De todas as línguas existentes, 55 são consideradas de alta relevância — ou seja, contam com menos 100 mil artigos na Wikipédia. Da população mundial, 58% têm essas línguas de alta relevância como seu idioma primário e 67%, como primário ou secundário.

Facilidade: a capacidade de acesso, incluindo habilidades, consciência e aceitação cultural. No mundo todo, um bilhão de pessoas são desprovidas de habilidades elementares de alfabetização. Nos países em desenvolvimento, dois terços das pessoas que não tem conexão não entendem o que é a internet.

Esses quatro aspectos é importante quando o programa de content marketing se destina a regiões remotas ou quando é voltado para um público de massa — pouco segmentado —, especialmente em âmbito continental ou mundial.

image-4

A fim de abordar as barreiras à conectividade, corporações, governos, ONGs e organizações sem fins lucrativos precisam trabalhar juntos para continuar a recolher dados mais precisos sobre o estado de conectividade global, e desenvolver padrões globais para a recolha, elaboração de relatórios, e distribuir esses dados.

Como um exemplo, o Facebook está a colaborar com o Centro Internacional de Ciências da Terra Rede de Informação na Universidade de Columbia para produzir mapas detalhados que mostram a distribuição da população de 20 países. Estes mapas foram criados usando novas técnicas de aprendizado de máquina e mostrar as estimativas mais precisas de distribuição da população e assentamentos disponíveis até à data.

Figure 1A: Existing Population Distribution (Gridded Population of the World Dataset (GPW) of a coastal region in Kenya.

Figure 1B: New Facebook estimates of population distribution based on processing of third party satellite images, of the same region shown in figure 1A.

Estes dados nos dará uma maior compreensão de como as populações são dispersos, por isso os governos e outros podem priorizar os investimentos em infra-estrutura, de transporte para saúde e educação. Ele também pode ajudar os tempos de resposta rápidos durante emergências e outros desastres e informar a nossa compreensão do impacto ecológico do crescimento.

Os dados de distribuição população também vai ajudar a orientar Conectividade Lab do Facebook. Ele irá ajudar a identificar os tipos de projetos para priorizar e desenvolvimentos alvo de apoio. Ainda este ano, o Facebook irá abrir fonte as estimativas populacionais detalhados.

Através do desenvolvimento de relatórios, como o estado da conectividade, juntamente com ampla colaboração com a indústria e para além, esperamos abordar os principais obstáculos ao acesso e, em breve, fechar o fosso digital.

Leia o Estado integral do relatório Conectividade aqui.

Leia mais sobre Mapeamento de Distribuição da População Data-Assisted aqui e aqui.

Fonte: Tracto e Facebook.

Comente no Facebook

comentários

Blogueiro mineiro, que possui 30 e poucos anos, que sempre foi empreendedor (e sonhador). Pessoa que possui muitas idéias e que nenhuma ainda o deixou rico. Casado com uma administradora dedicada e pai de uma linda garotinha.

Assine a nossa newsletter!

Obtenha gratuitamente e-books, guias e dicas. Cadastre seu email e receba:

Veja Nossos Últimos Tweets

Solicite um orçamento sem compromisso.

Fornecemos uma mini análise gratuita do seu site e daremos algumas dicas de como ajudar a impulsionar seu tráfego, captar novos visitantes ou aumentar suas vendas.

Recomendamos a leitura destes posts.

Veja todas postagens do nosso blog.