Qual a diferença entre VPS e CLOUD?

No Comments

Por mais técnicos que os temos desse título possam parecer, os conceitos de VPS e Cloud podem ser explicados com facilidade por quem entende do assunto. Basicamente, Cloud é um ambiente escalável (ou seja, flexível) que permite que aplicações e dados possam rodar dentro de um servidor com espaço mais do que suficiente para tais aplicações. Sim, esse é um recurso robusto e que permite que sites com grandes números de acessos não sofram com possíveis variações de visitas; grandes empresas podem revender produtos como a própria hospedagem (é o caso de muitas revendas, por exemplo). Isso tudo exige dedicação no que diz respeito à manutenção, e no que diz respeito à própria utilização desses sistemas.

A grande diferença entre Cloud e VPS é essa. O Cloud garante não só o ambiente perfeito para suas aplicações, sites, dados, etc, garantido também um suporte à altura do produto. Profissionais altamente capacitados para garantir que qualquer problema que possa existir nos servidores que suportam os clientes de cloud, seja resolvido com o máximo de urgência, fazendo com que os clientes que estão na outra ponta sequer sintam que houve qualquer tipo de queda, por exemplo.

Já no caso do VPS, por mais que o cliente possa acessar o ambiente virtual através de um painel, tudo o que acontece por trás desse painel é de responsabilidade desse mesmo cliente. Ou seja, no caso de algum servidor que suporta esse ambiente de VPS cair, ou qualquer problema acontecer, o cliente vai se envolver com o problema. Ele terá que entender o motivo do problema ter ocorrido, além de ter que esperar pela volta do sistema como um todo.

A grande confusão é feita quando o cloud é apresentado não só como uma solução robusta – que é. Mas também é apresentado como algo que serve somente a empresas de grande porte. Ao contrário disso, o cloud serve para que você possa hospedar seu site, sua aplicação, seu sistema de ER, etc. com a segurança de contar com nossas equipes de suporte monitorando o seu ambiente 24 horas por dia.

Vale a pena saber mais sobre a possibilidade de garantir à sua empresa uma presença online mais sólida e que garanta confiança aos seus usuários.

Comente no Facebook

comentários

Blogueiro mineiro, que possui 30 e poucos anos, que sempre foi empreendedor (e sonhador). Pessoa que possui muitas idéias e que nenhuma ainda o deixou rico. Casado com uma administradora dedicada e pai de uma linda garotinha.

Assine a nossa newsletter!

Obtenha gratuitamente e-books, guias e dicas. Cadastre seu email e receba:

Veja Nossos Últimos Tweets

Solicite um orçamento sem compromisso.

Fornecemos uma mini análise gratuita do seu site e daremos algumas dicas de como ajudar a impulsionar seu tráfego, captar novos visitantes ou aumentar suas vendas.

Recomendamos a leitura destes posts.

Veja todas postagens do nosso blog.