O que é CPM, CPC e CPA?

No Comments

A Internet trouxe novas maneiras de promover um marca, produto ou serviço. Seja na forma de anúncios de texto, vídeos ou banners, as possibilidades de alcance agora estão mais democráticas do que há alguns anos.

É claro que, quanto mais diversa, mais confusa a Internet pode ser. São tantos formatos, métricas e empresas prestando serviços de promoção que você pode-se confundir com seus objetivos e acabar gastando com campanhas que não estão de acordo com o seu interesse.

Para ajudá-lo a se guiar, listamos os três principais conceitos que todo empresário precisa conhecer antes de começar uma campanha de anúncios: CPC, CPM e CPA.

mobile-app-monetization

O que é CPC

CPC significa Custo por Clique – ou seja, você pagará apenas quando seu anúncio receber um clique. Esse é o modelo mais utilizado pelo Google Adwords e, por isso, vem se popularizando entre sites e blogs. Sua principal vantagem é apresentar o número exato de pessoas que se interessaram pelo anúncio.

Em geral, campanhas baseadas em CPC são mais fáceis de controlar, já que você pode estabelecer um objetivo baseado em cliques e investir o quanto for necessário.

Este modelo é muito indicado para empresas que estão começando a anunciar e preferem deixar a ferramenta de anúncios otimizar os lances para conseguir mais cliques.

O que é CPM

CPM significa Custo Por Mil Impressões e é muito popular em campanhas que envolvem blogs e portais de notícias. Nesses casos, são oferecidos espaços para a publicação dos banners. Quanto mais nobres esses espaços, mais caro o CPM.

Por se tratarem de campanhas em sites com grande fluxo de visitantes, essa estratégia é indicada para empresas que já possuem uma estrutura de marketing mais evoluída. Ela pode ser usada para gerar cliques para outra página ou apenas como uma campanha institucional, de reforço da marca. É fundamental observar a velocidade com que suas visualizações serão consumidas, já que um valor baixo de orçamento pode limitar a campanha em poucas horas.

O que é CPA

CPA significa Custo Por Aquisição e é o mais caro e complexo modelo de promoção. Neste formato, o anunciante pagará para a plataforma de anúncio apenas quando o objetivo da campanha for alcançado, seja ele uma venda, um formulário preenchido, a visualização de um vídeo ou qualquer outra meta. Por este motivo, tal estratégia custa até 50% do valor da aquisição por cada venda ou assinatura de serviço.

O CPA é normalmente usado por empresas que têm margens amplas em seus produtos ou então clientes de longa vida útil. É preciso considerar o alto valor da aquisição e comparar com os outros modelos de promoção. Com exceção de alguns serviços específicos, é provável que sua empresa escolha o modelo de CPC ou CPM.

Encontrar o melhor modelo de anúncio para o seu produto pode ser uma tarefa que envolva tentativa e erro em busca da melhor conversão. Caso tenha ficado alguma dúvida, compartilhe-a conosco nos comentários.

Comente no Facebook

comentários

Blogueiro mineiro, que possui 30 e poucos anos, que sempre foi empreendedor (e sonhador). Pessoa que possui muitas idéias e que nenhuma ainda o deixou rico. Casado com uma administradora dedicada e pai de uma linda garotinha.

Assine a nossa newsletter!

Obtenha gratuitamente e-books, guias e dicas. Cadastre seu email e receba:

Veja Nossos Últimos Tweets

Solicite um orçamento sem compromisso.

Fornecemos uma mini análise gratuita do seu site e daremos algumas dicas de como ajudar a impulsionar seu tráfego, captar novos visitantes ou aumentar suas vendas.

Recomendamos a leitura destes posts.

Veja todas postagens do nosso blog.